Gym Life - Franquia ou Não Franquia?

Gym Life - Franquia ou Não Franquia? 1
O cofundador da YR Fitness, diretor de vendas e escritor amador sobre negócios de fitness

Transformar sua paixão e experiência em um negócio pode ser um convite a várias oportunidades de ouro. Principalmente no mundo do fitness. Você pode se tornar um preparador físico, treinador ou o orgulhoso proprietário de seu próprio negócio. 

Começar sua academia do zero pode ser um desafio assustador. É melhor ter uma academia ou franquear uma academia? Embora a compra de uma franquia possa ofuscar sua autonomia e independência, é essencial considerar as desvantagens das academias comerciais e privadas.

Muito pensamento, esforço e tempo são necessários para abrir seu próprio negócio. O mundo do fitness comercial é competitivo. Então, você precisará de todas as barras em uma fileira se estiver começando como um novato. Isso vai exigir determinação, garra e coragem.

Uma das dúvidas que recebemos com frequência é se é melhor investir em uma franquia ou abrir sua própria academia. Para ajudá-lo, examinamos todas as vantagens e desafios de ambas as opções.

Conteúdo

1. Franquia x não franquia

As academias de franquia diferem das academias independentes. Uma franquia requer uma relação de confiança sólida. Uma boa comunicação entre o grupo de franquia e o franqueado. Enquanto as academias independentes apenas têm o proprietário responsável perante si mesmo.

As academias franqueadas são populares devido ao imenso apoio da marca. Isso torna mais fácil iniciar e tirar sua academia do chão. Os negócios individuais tendem a deixá-lo sozinho. 

As academias de franquia estipulam muitas das especificações e restrições comerciais, como layout, equipamento e sinalização. Isso pode prejudicar a criatividade e o individualismo dos empresários. Por sua vez, privado donos de academia têm o espaço criativo para projetar sua academia como acharem melhor.

Marketing e Desenvolvimento de Marca

Como proprietário de uma academia, você pode comprar uma marca de fitness bem conhecida. Os membros da comunidade já conhecem a marca estabelecida. Eles reconhecerão seu negócio e métodos operacionais como associados à respectiva marca. 

Os clientes que compram em uma marca específica, geralmente permanecem leais a essa marca. Assim, você terá o apoio de uma base de clientes leais existente. Mas o suporte de marketing tem um custo excepcional.

Por outro lado, as academias individuais terão que firmar sua marca no mercado. Frequentemente competindo com franquias bem conhecidas e confiáveis. Você terá que rastrear a concorrência, as necessidades dos clientes e feedback, bem como a demanda do mercado. 

A vantagem é que você tem liberdade de marketing. Portanto, divulgar o nome da sua empresa não precisa custar um braço e uma perna.

Operações

Dentro do mundo das franquias comerciais existe uma rede de apoio. A marca de franquia geralmente auxilia na terceirização de suas instalações. Eles também ajudam a preparar sua academia e até mesmo treinar sua equipe. Mas isso também tem um preço. 

Enquanto você é o chefe, você tem flexibilidade limitada quando se trata de como opera seu negócio.

Em comparação, as academias de propriedade individual geralmente têm proprietários que se reportam a si mesmos. Você pode escolher as especificações de localização de sua academia. Você pode decidir sobre o equipamento de ginástica exclusivo, seus treinadores e equipe de suporte. E não custará quase nada. Apenas sua criatividade, energia, inteligência e determinação.

Risco do negócio

Começar sozinho pode acarretar riscos significativos. Considerando que lançar-se como membro de uma franquia conhecida é conhecido por ser menos arriscado. 

Mas mesmo que seja menos arriscado comprar uma marca estabelecida, o sucesso não é garantido. O sucesso do seu negócio, franquia ou não, depende de você como dono da academia e de sua equipe.  

“Você precisará demonstrar as principais qualidades de um empreendedor que tem vontade e motivação para ter sucesso, incluindo uma compreensão dos desafios potenciais, como Quais são as desvantagens das academias comerciais? Isto é essencial se você deseja que sua academia seja bem-sucedida e lucrativa.

Gym Life - Franquia ou Não Franquia? 2

Figura 1: Franquia x não franquia

2. Mostre-me o dinheiro

Investir em uma academia de franquia pode ser muito mais caro do que iniciar sua marca de fitness. As academias de franquia exigem que você pague uma taxa de licenciamento inicial. Isso lhe dará os direitos de franquia, mas pode custar milhares de dólares. 

Além de suas taxas de licença e custos de marketing, você também deverá pagar uma certa porcentagem de sua receita obtida ao grupo de franquia todos os meses, o que é uma prática comum no setor de fitness. Compreender tais aspectos financeiros, incluindo fatores como Quais são as desvantagens das academias privadas?, é crucial para uma gestão financeira eficaz.

Se você começar sua academia como uma marca nova, nova e independente, não terá nenhuma das despesas iniciais com licenças, afiliação de marketing ou participação nos lucros. Você e sua equipe se beneficiarão com os esforços que você fizer.

Como mencionado anteriormente, o preço para obter uma franquia para uma academia comercial pode ser caro. Além das taxas de licenciamento, receita e marketing, você deverá investir no tamanho certo da propriedade e em uma grande quantidade de equipamentos específicos de marca. 

Como proprietário de uma academia individual, você tem a opção de dimensionar sua academia de forma que se adapte ao seu orçamento. E você pode começar pequeno, investindo em boa qualidade equipamentos de ginástica a preços de atacado, de sua escolha de fornecedor. 

A pergunta que todos os donos de academias em potencial fazem é: quanto custará para começar sua academia? Não existe uma resposta definida e a resposta nunca é direta ou simples. Isso depende muito do tamanho e da localização da academia que você tem em mente.

Inicialmente, o custo total para um franquia de academia, incluindo a licença e o nome da franquia, pode variar entre $ 35,000 e $ 350,000. Lembrando que algumas marcas são mais caras que outras. Ao passo que começar sua academia pode custar apenas US $ 20,000 em investimento inicial.

Custos únicos incluem coisas como aluguel de propriedade, equipamento de ginástica, certificações de condicionamento físico, taxas legais, seguro e modificações em edifícios. Outros custos únicos podem incluir itens como sinalização, sistemas de computador, web design, treinamento de pessoal e uniformes.

As despesas iniciais de instalação da sua academia podem parecer caras, mas com uma base sólida, você só poderá se beneficiar no futuro. 

Custos contínuos incluem coisas como pagamentos de aluguel ou hipoteca, seguro, salários de funcionários, serviços públicos, manutenção e publicidade contínua. Eles também variam, dependendo do tamanho da academia que você planeja começar.

Gym Life - Franquia ou Não Franquia? 3

Figura 2: Custo envolvido para iniciar uma academia

3. Segurança Financeira

Nenhuma marca de franquia de fitness não exige um patrimônio líquido sólido. Isso é necessário para garantir que você tenha os fundos para instalar as instalações do seu ginásio. 

A documentação do patrimônio líquido também ajuda a marca da franquia a equipar sua academia com equipamentos específicos, marcar sua curiosidade, treinar sua equipe e carregar suas despesas gerais por pelo menos 12 meses.  

Se você iniciar sua marca de fitness como um proprietário independente de academia, não precisará documentar seu patrimônio líquido, a menos que esteja solicitando assistência financeira para iniciar seu negócio.  

Se você está pensando em começar sua academia, talvez seja necessário levantar o capital necessário para começar sua academia. Para ter sucesso na obtenção de financiamento de investimento, você precisará de um plano de negócios sólido e bem elaborado. 

Independentemente de você ser proprietário de uma franquia autofinanciada ou um empresário individual em busca de financiamento, todos podem desfrutar de grandes benefícios de um plano de negócios detalhado. 

Para os franqueados, o processo de elaboração do plano de negócios será menos desgastante, devido ao suporte operacional da marca franqueada. Mas, para proprietários individuais de academias, essa pode ser uma tarefa cansativa. 

Coloque o esforço necessário porque seu plano de negócios servirá como seu mapa para administrar uma academia de sucesso.

Gym Life - Franquia ou Não Franquia? 4

Figura 3: Segurança Financeira

4. Especificações e restrições comerciais

Uma grande vantagem de possuir uma academia franquia é que os membros sabem o que você faz e exatamente o que esperar.  

As pessoas sabem que franquias, em locais diferentes, oferecem os mesmos equipamentos e comodidades. 

Os membros das academias comerciais franqueadas também sabem que tipo de aulas são oferecidas. Infelizmente, como proprietário de uma academia franqueada, você não pode moldá-las ou dobrá-las, pois são determinadas pela marca, o que destaca um aspecto fundamental da indústria do fitness: Qual é a diferença entre academias comerciais e independentes?

Em comparação, como um proprietário de academia independente, você pode projetar sua academia da maneira que quiser, oferecer aos seus membros os benefícios que você deseja e introduzir novas classes e estilos a cada mês, se desejar. Você controla como opera sua marca, sem especificações.

Gym Life - Franquia ou Não Franquia? 5

Figura 4: Especificações e restrições de franquia de academia

5. Suporte e Assistência

Como proprietário independente de academia, você será responsável pelo marketing, treinamento da equipe, gerenciamento das instalações e configuração do negócio. Como franqueado, você será auxiliado pela marca para montar e operar seu negócio. 

Se você entrar em uma franquia, será informado de onde montar sua academia, quais equipamentos comprar, quais fornecedores usar e como educar sua equipe. Para proprietários de academias que não gostam que as pessoas olhem por cima dos ombros, essa pode não ser uma opção viável.  

6. Mestrado em Marketing

Outro benefício de possuir uma academia franquia é a assistência de marketing e os conselhos que você receberá da marca. Para o proprietário de uma academia de franquia, sua pesquisa de marketing é feita pela marca, e o marketing é experimentado e testado pelo franqueador. 

Se você está optando por ser um proprietário independente de academia, você será responsável por seu marketing. Isso tem seus benefícios, pois você terá liberdade para projetar e desenvolver suas estratégias de marketing. 

A desvantagem, por outro lado, é que você pode não ter experiência em marketing ou pode não saber como lançar uma campanha de marketing eficaz. 

A indústria de saúde e fitness é extremamente competitiva. Se você decidir abrir seu próprio negócio, por conta própria, precisará se concentrar em um nicho e em um mercado-alvo. Observe as principais áreas, como dados demográficos da área, principais necessidades de condicionamento físico da comunidade, grupos de idade, preferências, etc. 

As formas e oportunidades de comercializar seu negócio como franqueado ou independente são infinitas. As marcas de franquia dependem fortemente da publicidade comercial e da fidelidade à marca. Investigamos algumas das estratégias de marketing mais populares abaixo:

  • Campanhas de mídia social - As academias de franquia têm campanhas de mídia em execução em todas as plataformas sociais - do Facebook ao Instagram e Twitter. Isso ajuda a aumentar as inscrições de membros e ajuda você a ficar em contato com eles em tempo real. 
  • Promoções de inscrição de membros - Grupos de academias de franquia oferecem promoções de inscrição com grandes benefícios para seus membros. Isso não apenas cria o reconhecimento da marca, mas também estabelece a lealdade à marca.  
  • Equipamentos e acessórios de fitness de marca - você descobrirá que a maioria das academias de franquia comercial armazena grandes quantidades de equipamentos de marca, acessórios e produtos de saúde. Isso estabelece várias fontes de receita adicionais e também cria o reconhecimento da marca.

7. Experiência do proprietário

Se você é apaixonado por fitness e tem experiência na indústria, achará mais fácil abrir e operar sua academia. Mas para pessoas que não têm experiência e paixão, pode ser uma tarefa mais desafiadora. 

Ter uma academia franquia é uma opção mais fácil para proprietários de empresas que carecem de experiência e conhecimento em fitness. Na configuração da franquia, você não é obrigado a administrar ou operar a academia por conta própria, desde que tenha uma equipe adequada para fazê-lo em seu nome. 

Por outro lado, para o proprietário de uma academia individual, é sempre aconselhável estar ativo e ativamente envolvido na sua academia diariamente - portanto, você precisaria de um certo conhecimento e experiência. 

Gym Life - Franquia ou Não Franquia? 6

Figura 6: Proprietário da Franquia de Ginásio

8. Especificações de localização - Protegendo a propriedade certa 

Para qualquer academia, seja franquia ou particular, a localização é fundamental. 

Para os proprietários de franquias, encontrar o local certo é um dos benefícios que você obterá ao investir em uma franquia de academia. A marca de franquia encontrará a melhor localização possível em sua área em seu nome.

Se você é proprietário de uma academia particular, no entanto, precisará de tempo e investir algum esforço para localizar o local perfeito para sua academia. Quando você estiver prestes a encontrar sua propriedade, tenha em mente os seguintes pontos:

  • Idade da construção
  • Acesso de construção
  • Proteção e segurança
  • Estacionamento
  • Espaço para expansão
  • Custo

9. Uma equipe vencedora

Todo empresário dirá que sua equipe é vital para o sucesso de seu negócio. 

Para proprietários de academias de franquia, as funções e responsabilidades de cada membro da equipe são especificadas. O mesmo ocorre com o número de funcionários e o treinamento necessário. As franquias apoiam seus proprietários de franquia com treinamento e desenvolvimento contínuo da equipe. 

Para proprietários de academias individuais, essas tarefas ficarão com você. Portanto, é tão vital que você gaste tempo e esforço para entrevistar e empregar a equipe certa para impulsionar seus negócios.

Gym Life - Franquia ou Não Franquia? 7

Figura 7: Equipe vencedora do ginásio

10. Vantagens e desafios do sistema de franquia de academia

Existem várias grandes vantagens em possuir uma academia de franquia. Mas vários desafios em potencial podem não cair bem para você, como proprietário de uma academia.

Vantagens de possuir uma franquia de academia

Reconhecimento da Marca: Franquias possuem histórico de sucesso operacional. Eles geralmente são bem conhecidos do público em geral e vêm com um certo número de seguidores leais. Encontrar membros é mais fácil do que no caso de uma academia particular porque você já tem uma base de clientes estabelecida. E o franqueador normalmente cuida de todas as suas necessidades de marketing. 

Apoio e Treinamento: Novos proprietários de empresas às vezes lutam para manter todas as bolas no ar. Como proprietário de uma franquia, você terá todo o suporte comercial de que precisa para garantir que não deixe cair bolas. 

Rentabilidade: Como as academias franqueadas já têm uma base de clientes fiéis, suas margens de lucro são muito maiores do que as das academias privadas. Embora os custos iniciais e de investimento para academias franqueadas possam ser muito maiores, as chances são de 100% de que você terá lucros muito mais rápido do que faria, abrindo uma academia particular. 

Desafios de possuir uma franquia de academia

Independência: Como empresário de uma academia franqueada, você pode ser o dono do negócio, mas está indiretamente trabalhando para o franqueador ou para a marca.  

Em tudo o que diz respeito ao seu negócio, o franqueador terá a palavra final. Seja a cor em suas paredes, sinalização, uniformes, funcionários ou salários. Proprietários de academias particulares têm a palavra final. Você pode decidir o que quer fazer e quando quer fazer com base no que é certo para o seu negócio no momento. 

Investimento inicial: Como mencionado antes, o investimento inicial para abrir uma academia franquia é muito maior do que quando você abre uma academia independente e marca. Se você não tiver o apoio financeiro de milhões no banco, a franquia pode não ser a melhor opção de negócios a ser considerada.  

Royalties em curso: Franqueados sempre terão uma participação mensal nos lucros e lealdades pagáveis ​​ao franqueador, enquanto você possuir a franquia. Os proprietários independentes de academias não têm nenhum desses custos mensais para cobrir. 

Para sua tranquilidade, certifique-se de estar ciente de todos os custos envolvidos na compra de uma franquia antes de optar por investir em uma academia franquia.

Gym Life - Franquia ou Não Franquia? 8

Figura 8: Franquia Planet Fitness Gym

11. Como iniciar uma academia de franquia - 8 etapas

Se você decidiu que prefere começar uma academia franquia em vez de sua, siga estas etapas para comprar e abrir seu negócio. 

1. Investigue as vantagens e desafios de possuir uma academia franquia

Como acontece com qualquer empresa, existem vantagens e desvantagens claras em possuir uma academia de franquia. Certifique-se de se familiarizar com todos os aspectos, incluindo as letras miúdas. 

2. Avalie suas opções 

Se você investigou exaustivamente suas vantagens e desvantagens de possuir uma academia de franquia, você gostaria de examinar as diferentes opções de franquia disponíveis no mercado. Existem centenas de franquias de fitness para considerar e escolher. 

Certifique-se de gastar tempo pesquisando todas as opções disponíveis. Preste atenção às letras miúdas e aos requisitos do franqueador e verifique se você tem o capital para alcançá-los.

3. Faça contato

Depois de estabelecer o tipo de franquia e marca em que deseja investir, entre em contato com o franqueador. Você pode fazer isso por meio do site, e-mail ou telefone. Ou se você tiver a sorte de estar localizado perto da sede, você pode se aventurar para uma discussão cara a cara. 

Depois de fazer o contato, você receberá todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada. E também o guiarão nas próximas etapas.

4. Elabore seu plano de negócios

Este é o plano para o seu negócio. Um componente chave para o sucesso ou fracasso de seu negócio é dedicar tempo ao seu plano de negócios. 

Um benefício de comprar uma franquia como proprietário de uma academia é que você provavelmente obterá a maior parte das informações necessárias em seu plano de negócios diretamente do seu franqueador. Já o proprietário de uma academia independente terá que reunir todas as informações a partir do zero.

Há várias coisas que você deve incluir em seu plano de negócios para ter uma base sólida sobre a qual construir e uma referência para voltar, se necessário. Aqui está o esboço das coisas principais que você deve incluir no plano de negócios da sua academia:

  • Sumário executivo
  • Pesquisa de mercado e análise de mercado
  • Estratégia e previsões de vendas e marketing
  • Serviços, programas e produtos de ginástica
  • Equipamentos e instalações
  • Pessoal
  • Estrutura e propriedade do investidor
  • Previsões financeiras
  • Apêndice

SUMÁRIO EXECUTIVO

Um resumo executivo escrito profissionalmente é vital para o seu plano de negócios.

A primeira página de seu plano de negócios precisa atrair seu investidor ou franqueador para ler todo o plano. Se sua primeira página não tiver interesse, seus investidores ou franqueadores provavelmente não passarão do resumo executivo. 

Use as seguintes perguntas como um guia para esboçar um resumo executivo abrangente: 

  • O que torna sua academia diferente das outras?
  • Quais são os pontos fortes do seu negócio?
  • Que lacuna de mercado sua academia preencherá?
  • Quais são seus pontos fortes e contribuições financeiras?
  • Como você planeja expandir sua academia?

PESQUISA E ANÁLISE DE MERCADO

Proprietários de academia de sucesso conhecem seu setor como a palma de suas mãos. Você terá que gastar tempo fazendo pesquisas e análises de mercado completas. Você precisa saber tudo o que há para saber sobre a indústria do fitness, sua competição e o futuro do mundo da academia. 

ESTRATÉGIA E PREVISÕES DE VENDAS E MARKETING

Os financiadores que valem a pena navegarão de seu resumo executivo para esta seção em seu plano de negócios antes de passarem para suas projeções financeiras.

Certifique-se de estipular e fornecer detalhes sobre como você planeja expandir seu mercado e o investimento. Use as perguntas abaixo como um guia para esboçar suas estratégias e previsões:

  • Quais são os seus tipos de associação 
  • Qual é o seu custo por assinatura
  • Qual é a sua previsão de vendas
  • Quais são as suas estratégias de marketing de pré-venda 
  • Promoções pós-lançamento e pré-lançamento
  • Estratégias para retenção de sócios

PRODUTOS E SERVIÇOS

Esta seção deve definir claramente os serviços e produtos que sua academia fornecerá à comunidade. Além disso, estipule o que o torna diferente da concorrência.  

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTO

Esta seção de seu plano de negócios incluirá detalhes sobre o design e as despesas de sua academia, bem como os equipamentos que ela abrigará.

Você precisa fornecer detalhes sobre como será a aparência de sua academia por dentro. Terá piscina, sauna, estúdios especializados? Além disso, certifique-se de fornecer uma lista detalhada de todos os equipamento de fitness de qualidade que sua academia vai oferecer aos membros.

PESSOAL

Esta seção de seu plano de negócios fornecerá detalhes sobre o modelo de sua equipe. Ele também fornecerá especificações de trabalho e especificações de remuneração por pessoa.  

A mão-de-obra constitui uma grande parte das suas despesas mensais. Portanto, preste atenção a cada linha de custo e descrição de trabalho na seção de pessoal de seu plano de negócios.  

ESTRUTURA DO INVESTIDOR E PROPRIEDADE

Nesta seção, você cobrirá todo o jargão jurídico do seu negócio. Certifique-se de incluir cópias de seus documentos de registro, licenças comerciais, contratos de franquia e certificados de treinamento nesta seção. 

PROJEÇÕES FINANCEIRAS

Esta seção ocupará muito do seu tempo. A seção Orçamento e projeções financeiras de seu plano de negócios deve convencer seus potenciais investidores de que seu negócio funcionará, crescerá e se tornará financeiramente estável.

Certifique-se de criar projeções financeiras detalhadas. Inclua detalhes sobre todos os fluxos de receita de receita previstos e todas as despesas.

ANEXO

Por último, inclua uma seção de apêndice em seu plano de negócios. Esta área listará toda a documentação de apoio incluída para seu plano de negócios. Isso pode incluir itens como:

  • Desenhos
  • Imagens de equipamentos
  • Mapas de localização
  • Currículos para sua equipe
  • Projetos de logotipo, folheto e material de marketing
  • Potenciais ideias promocionais

5. Financiamento seguro

Se você decidir comprar uma franquia, o custo para configurar sua academia irá variar dependendo do tamanho da sua academia e de qual franquia você optou por comprar. Provavelmente, você precisará de algum tipo de apoio financeiro para fazer seu empreendimento decolar. Abaixo estão algumas opções a serem observadas:

  • Empréstimo bancário
  • Investidor angelical
  • Capitalistas de risco
  • Investimento corporativo

6. Escolha um local 

É crucial para o sucesso do seu negócio que o seu ginásio seja facilmente acessível e visível para todos. A maioria dos frequentadores de academias prefere uma academia perto de casa, para que possam fazer um treino facilmente no caminho de ida ou volta do trabalho. 

Lembre-se de que os requisitos de localização variam de franquia para franquia. Portanto, se você decidir investir em uma academia de franquia, certifique-se de saber quais são os requisitos do seu franqueador no local. 

7. Licenças

Qualquer empresa precisa de licenças e autorizações para operar. A indústria de fitness não é diferente. Certifique-se de obter um número de registro comercial, licença comercial, certificações para seus instrutores e uma conta bancária legal e número fiscal. 

8. Contrate sua equipe

Depois de estabelecer sua localização, obter suas licenças e autorizações adequadas para operar, você está pronto para investir tempo para encontrar as pessoas certas para trabalhar para você. 

Qualquer academia precisa de vários funcionários para operar as instalações, desde treinadores e funcionários da recepção até limpadores e gerentes.

Lembre-se de que a indústria do fitness exige que os funcionários sejam ativos por longas horas a fio, portanto, certifique-se de contratar uma equipe que esteja aberta para trabalhar por muitas horas e que tenha saúde e durabilidade para acompanhar. 

12. Palavras finais

Começar uma academia não é para os fracos. Para uma academia de franquia, você precisará de capital de investimento inicial para comprar o suporte de que precisa para uma estrada pronta para o mundo do fitness comercial. 

Para o proprietário de uma academia independente, essa jornada será construída do zero, com a criatividade, o talento e a paixão necessários para ter sucesso.

Independentemente de como você olhar para isso e qualquer opção que escolher, lembre-se: cabe a você, como proprietário da academia, determinar se as academias são lucrativas. Suas decisões e esforços acabarão por moldar o sucesso e a lucratividade do seu negócio.

Artigos relacionados: