Melhor guia de compra de pisos para academias do proprietário de academia em 2022

Guia de compra definitiva-como-comprar-piso de academia

Há muito a ser feito depois que você tem sua própria academia, mas decidir sobre o piso de ginásio deve ser sua primeira prioridade.

Não cometa o erro comum de comprar tudo equipamento de exercício mesmo antes de você considerar o chão. A parte principal - a instalação das máquinas - vem depois de você ter um piso adequado. Prestar atenção a esta etapa irá minimizar lesões em suas instalações, faça com que pareça apresentável, reduzir o ruídoe reduza os custos de manutenção e limpeza.

Os termos 'tapetes de ginástica', 'tapetes' e 'piso de borracha' se referem ao que chamamos de 'piso de ginástica'. Este é um guia detalhado sobre os diferentes tipos de materiais de piso de ginástica, suas espessuras recomendadas e as melhores opções de piso para academias comerciais. Todas as informações aqui foram reunidas por especialistas em consultoria e especialistas experientes no setor. Com profundo conhecimento do assunto, você poderá tomar a melhor decisão para o seu centro.

Índice analítico

1. Breve Tabela Comparativa

Quando se trata de pisos de academia, há muito a explorar. Suas opções incluem piso de borracha na forma de ladrilhos, rolos ou tapetes, ladrilhos EVA, ladrilhos de carpete, piso de grama, PVC / vinil e madeira. Todos eles têm uma combinação de propriedades diferentes que devem ser consideradas antes de escolher uma.

O preço, durabilidade, facilidade de instalação, absorção de choque e conveniência de limpeza são fatores essenciais que você deve ter em mente ao decidir sobre um único tipo de piso. A tabela a seguir compara todas essas propriedades dos materiais de revestimento comumente disponíveis no mercado. Observe que esses fatores ainda podem variar um pouco entre materiais de marcas diferentes.

ginásio-piso-material-comparação-gráfico-1

2. Tipos de pisos de academia por material

A partir de agora, muitas opções de revestimento estão disponíveis no mercado. Isso torna difícil escolher um para suas próprias necessidades. Aqui discutiremos em detalhes alguns materiais comuns para pisos usados ​​em academias de ginástica.

2.1 Revestimento de borracha

A borracha parece ser o principal material de revestimento em salas de ginástica. Ele deve sua popularidade em parte à sua versatilidade, apoiando uma variedade de opções de treino. Outra vantagem importante é o seu efeito de absorção de choque, protegendo o piso real de danos.

Você pode usar pisos de borracha na forma de ladrilhos, tapetes ou rolos.

Rolos de borracha

O piso de rolo de borracha pode satisfazer seu TOC, pois seu acabamento uniforme garante que as junções entre os rolos não sejam visíveis. Do jeito que está, existem menos juntas neste tipo de piso. Isso parece apresentável, enquanto fornece uma superfície de treino lisa. Também reduz as chances de formação de lacunas ou afrouxamento das bordas do rolo com o tempo.

Exercícios vigorosos e de alto impacto, como a pliometria, são uma ameaça às articulações. Com rolos de borracha para absorção de choque, você pode garantir a segurança e o conforto de seus membros durante esses exercícios.

PROS:

  • Super durável:
    Facilmente duradouros por até uma década ou mais, o piso de academia de rolo de borracha recém-instalado não precisará ser substituído tão cedo.
  • Fácil de limpar:
    Esta opção de revestimento à prova d'água não permite infiltração e evita o acúmulo de mofo e bolor. Um simples aspirador ou esfregão é eficaz para mantê-lo limpo.
  • Absorção de choque
    Mantenha-se protegido e mantenha suas articulações livres de estresse, pois o piso de rolo de borracha absorve o impacto de exercícios intensos e pesos volumosos.
  • Resistente a germes
    A natureza antibacteriana do piso evita estranhos crescimentos e acúmulos.
  • Natureza redutora de ruído
    A borracha é um ótimo absorvedor de som, permitindo que seus membros se exercitem livremente sem incomodar os vizinhos.

CONTRAS:

  • Instalação difícil
    Como os rolos são pesados, várias pessoas podem ser obrigadas a fazer algum trabalho duro.
  • Isolador pobre
    Esse tipo de piso não resiste à transmissão de temperatura. Isso pode ser um problema nos casos em que há chão frio por baixo, fazendo com que o piso fique desconfortavelmente frio. Uma solução para isso é instalar um sistema de aquecimento para o piso.
  • Cheiro de borracha
    O revestimento de rolo de borracha geralmente exala um cheiro de borracha, o que pode ser um problema para quem é sensível a ele.
  • Sensível à luz solar
    Os raios UV do sol podem danificar a cor do piso de rolo de borracha; portanto, será necessária alguma proteção contra os raios do sol para preservar a condição do piso.
  • Risco de alergia ao látex
    As reações alérgicas podem se desenvolver naqueles sensíveis ao látex.
Rolo de borracha

Telhas de borracha

Os revestimentos de borracha também são usados ​​popularmente como pisos de academias comerciais. Eles podem permanecer em boas condições por longos períodos de tempo e podem ser comprados sem queimar um buraco no seu bolso. Com a forma de grandes peças de quebra-cabeça, a auto-instalação de ladrilhos de borracha é bastante fácil em um padrão entrelaçado e parecido com um quebra-cabeça.

Além de duráveis, absorventes de choque, fáceis de limpar, redutores de ruído e antibacterianos como rolos de borracha, os ladrilhos de borracha têm mais duas vantagens:

PROS:

  • Auto-instalação simples
    Adora montar quebra-cabeças? Instalar telhas de borracha DIY é bastante semelhante, exceto pelo desafio extra em quebra-cabeças!
  • Relativamente leve
    Em comparação com os rolos de borracha, os ladrilhos de borracha têm menor peso e são mais fáceis de levantar e mover.

CONTRAS:

  • Procedimento de instalação demorado para pisos espaçosos
    Embora o processo de instalação seja fácil de entender, a tarefa real pode levar muito tempo em áreas espaçosas. As telhas de borracha funcionam melhor em espaços pequenos.
  • Relativamente mais costuras
    Embora ainda sejam praticamente sem costura, eles não podem coincidir com a continuidade e o acabamento do piso de borracha laminada.
  • Cheiro de borracha
    Assim como outros tipos de piso de borracha, os ladrilhos também emitem um odor de borracha.
  • Risco de alergias
    Pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis ao látex.
  • Relativamente caro
    Esses materiais de gama média ainda custam mais por unidade de área em comparação com o revestimento de borracha laminada.
telhas de borracha

Tapetes de borracha

Tapetes de borracha funcionam melhor em pequenas áreas ou locais onde são realizados exercícios pesados. Os tapetes de academia extra grossos podem ser usados ​​especificamente como colchonetes para levantamento de peso e limitados apenas a uma área de exercícios pesados ​​designada em sua academia.

PROS:

  • Durabilidade superior
    Estes tapetes de academia são feitos para suportar pesos pesados ​​e exercícios intensos.
  • Ótimo para pequenos espaços
    Os tapetes de borracha são uma opção econômica para espaços pequenos, especialmente quando você também tem limitações de tempo.
  • Não é necessária nenhuma instalação
    Os tapetes de borracha podem ser simplesmente colocados no chão da academia, sem procedimentos complicados de fixação.
  • Propriedades eficazes de redução de ruído
    Os tapetes de borracha podem ajudá-lo a manter todo o caos confinado ao seu ginásio, sem incomodar os vizinhos com o barulho de equipamentos pesados.
  • Absorvente ao choque
    As propriedades de absorção de choque dos tapetes de borracha protegem as articulações dos membros e o solo por baixo durante exercícios vigorosos.
  • Impermeável e antibacteriano
    Impede que o seu piso fique bagunçado devido a crescimentos estranhos e retenção de água.
  • Fácil de mudar
    Você pode trocar esses tapetes em qualquer lugar que preferir, simplesmente pegando-os.

CONTRAS:

  • Não é adequado para pisos grandes
    Áreas espaçosas são melhores com rolos de borracha do que tapetes. Isso economizará tempo e dinheiro.
  • Risco de reações alérgicas
    Aqueles com alergia ao látex podem reagir negativamente a qualquer forma de piso de borracha.
  • Cheiro de borracha
    Espere o odor de borracha exclusivo com tapetes de borracha também.
tapete de borracha

2.2 Pavimento de relva

Um grande número de academias comerciais utiliza relva para esportes em recinto fechado devido à segurança e resiliência que elas têm a oferecer. O suporte a exercícios rápidos de produtos para gramados de academia é devido à sua natureza de absorção de choques, protegendo-os de lesões por diminuir o impacto nas articulações. Também é possível instalar uma faixa de grama de 3 a 5 metros de largura para exercícios seletivos, deixando o restante do espaço para um tipo diferente de piso.

Rolos de relva

Se você precisar de uma opção de piso que dure seu valor, os rolos de grama para academia podem ser uma ótima opção. Isso pode suportar todos os tipos de exercícios de treinamento de força de alta intensidade, desde os exercícios CrossFit até o trenó.

Com propriedades de redução de ruído, um piso de grama pode funcionar bem em academias, onde exercícios intensos com pesos pesados ​​são comuns. A grama macia e sintética fornece uma superfície almofadada que também suporta sessões de ioga relaxantes e alongamentos.

PROS:

  • Durável
    O desgaste não é uma preocupação com o revestimento do gramado, pois é durável o suficiente para parecer apresentável por longos períodos de tempo.
  • Baixa manutenção
    O piso de relva de fácil utilização poupará o custo e o aborrecimento da manutenção frequente.
  • Adequado para uma variedade de exercícios
    Seja corrida, ginástica ou exercícios CrossFit desafiadores, você pode contar com pisos de grama para suportar todos os tipos de pancadas.
  • Absorção de choque
    A sensação acolchoada da grama artificial macia a torna segura e protetora para as articulações, diminuindo o impacto durante o exercício.
  • Estético
    O piso de grama esportiva com grama artificial dá uma vibração chique e convidativa em qualquer academia moderna.

CONTRAS:

  • Manutenção de higiene difícil
    As opções de relva esportiva representam um risco à saúde se não forem bem limpas. Isso ocorre devido a um ambiente favorável para bactérias infecciosas como Staph e MRSA.
  • Desconfortável para exercícios no chão
    O piso do gramado tem uma textura semelhante a carpete, que pode ser abrasiva ao executar movimentos do piso, como burpees.
  • Proteção inédita do solo inferior
    Se você vai soltar pesos pesados, precisará adicionar uma camada protetora subjacente ao solo por baixo. Algumas marcas podem oferecer relva que já possui uma camada protetora.
  • Caro
    A relva sintética não é exatamente fácil de usar, apesar de hoje em dia encontrar variedades com preços razoáveis.
relva-rolo-1

Azulejos de relva

Não há muita variação entre ladrilhos e rolos de grama. Ao escolher entre os dois, você precisará considerar apenas as diferenças na instalação, o tipo de piso e o custo.

Para pisos com formas complicadas, é melhor escolher ladrilhos de grama para academia em vez de rolos de grama para academia. Os rolos podem ser usados ​​para fazer pistas de ginástica, e os ladrilhos podem funcionar bem em espaços com formas estranhas. Uma coisa a ter em mente com os ladrilhos de grama para academia é o preço consideravelmente mais alto em comparação com outros materiais comerciais para pisos de academia, incluindo rolos de academia.

Além de todos os prós e contras dos rolos de grama para academia, as peças também são:

PROS:

  • Adequado para formas irregulares do piso
    As peças de grama para academia simplesmente precisam ser cortadas para caber em espaços que não são retangulares.
  • Configuração de bloqueio
    O revestimento de azulejos de grama pode ser feito para se unir, exatamente como peças de quebra-cabeça interligadas, como é o caso de azulejos de borracha.

CONTRAS:

  • Caro
    Os azulejos para academia de grama estão entre os materiais de revestimento de academia mais caros.
relvado

2.3 Piso em EVA

Os ladrilhos de EVA podem ser uma alternativa mais barata à borracha em termos de versatilidade e durabilidade. Estes são feitos de espuma densa e são os materiais mais leves para pisos de academia. Eles são capazes de suportar todos os tipos de golpes de exercícios intensos, como queda de peso e saltos.

Os dois tipos diferentes de ladrilhos EVA disponíveis são espuma de célula aberta e espuma de célula fechada. Sempre escolha ladrilhos EVA de célula fechada, pois eles oferecem melhor durabilidade e recuperação mais rápida ao passar por cima dos ladrilhos. Por outro lado, os ladrilhos de espuma de células abertas geralmente afundam um pouco quando passos ou movimentos pesados ​​são realizados sobre eles.

PROS:

  • Baixo custo
    Se você estiver com um orçamento apertado, a espuma é o material de piso para academia mais barato disponível.
  • instalação simples
    Tudo o que você precisa fazer é colocar os ladrilhos no chão e trancá-los.
  • Preenchimento ideal para exercícios no chão
    A superfície almofadada dos ladrilhos de espuma torna a escolha ideal para quem costuma realizar exercícios no chão, como alongamentos e abdominais.
  • Fácil de limpar
    Tudo o que você precisa é de um pano úmido se os ladrilhos começarem a parecer sujos.
  • ultra light
    É facilmente portátil, graças ao peso leve da espuma.
  • Amigável para crianças
    As áreas de recreação da academia geralmente são cobertas com telhas de espuma devido à absorção de choques que protege contra lesões causadas por quedas.
  • Variedade estética
    Você pode experimentar cores diferentes para criar seu próprio piso exclusivo.

CONTRAS:

  • Vulnerável a objetos pontiagudos
    O piso de espuma pode ser perfurado ou cortado por objetos pontiagudos, como sapatos de salto alto - essas são as coisas que você precisa para manter fora da academia!
  • Propenso a amassar
    As bases das máquinas de ginástica e das ferramentas para exercícios podem causar recuos teimosos no piso de espuma.
Ladrilhos de EVA

2.4 Piso em Carpete

As academias com piso de carpete têm uma sensação convidativa devido à superfície quente embaixo. Os frequentadores da academia podem usar tapetes de yoga sobre esse piso para exercícios como alongamento e ioga. Os ladrilhos de carpete de nível comercial com laçadas estreitas são ótimos para suportar as forças do exercício. Eles são feitos para serem resistentes, ao contrário de um carpete comum de sala de estar. Algumas marcas oferecem placas interligadas que também são à prova d'água.

PROS:

  • Super durável
    Você pode contar com telhas de carpete para durar anos. Eles podem suportar todos os tipos de impacto antes de exigir qualquer substituição.
  • Manutenção não complicada
    O cuidado com os pisos de carpetes é praticamente o mesmo dos tapetes domésticos. Isso facilita a limpeza e a manutenção para leigos.
  • Uma sensação convidativa
    A superfície versátil do piso de carpete pode acomodar todos os tipos de exercícios, enquanto se sente acolhedora e convidativa.
  • Variedade de cores
    Você pode escolher telhas de carpete de qualquer cor que desejar para complementar seu espaço.

CONTRAS:

  • Exposição a alérgenos
    Evidências mostram que o carpete interno pode causar acúmulo de poeira, microorganismos e alérgenos enquanto piora a asma.
  • Instalação profissional necessária
    Esteja preparado para pagar mais pela instalação profissional de telhas de carpete de academia que não têm uma opção de bloqueio. As telhas de carpete entrelaçadas são mais fáceis de fazer por conta própria.
  • Amortecimento insuficiente para o subpiso
    O piso de carpete, diferentemente do piso de borracha, não oferece proteção para o piso subjacente. Para evitar que a superfície por baixo rache devido a golpes e pesos pesados, você precisará de um revestimento protetor sob as telhas do tapete.
  • Necessário alongamento a longo prazo
    Devido a exercícios vigorosos e uso inadequado, o tapete de academia é propenso a se esticar com o tempo. Para corrigir isso, você precisará de um profissional para esticar novamente o tapete, para que ele continue a se encaixar no chão sem problemas.
  • Difícil de limpar
    Exceto pelas modernas telhas de carpete à prova d'água, o piso de carpete de qualidade comercial é capaz de absorver o suor e a umidade que podem causar o odor, mofo e bolor. A limpeza profissional frequente pode resolver esse problema.
tapete-telha-1

2.5 Revestimento em PVC (vinil)

Para aqueles donos de academia quem deseja ter pisos coloridos, essa pode ser uma ótima opção. Sendo inicialmente destinado a cobrir pisos de garagem, o PVC pode funcionar bem para academias também, resistindo com eficácia a cargas pesadas e impactos. Isso se deve às suas propriedades resistentes e durabilidade superior.

Por ser auto-instalável, o piso de ginástica em vinil também possui uma estética criativa. Está disponível como ladrilhos e em forma de rolo.

PROS:

  • Durável
    Com a capacidade de suportar impactos e exercícios pesados, esse tipo de piso pode durar muito no futuro. Também é fabricado para resistir a manchas e danos causados ​​por produtos químicos e óleo. Também ajuda que a maioria das marcas oferece ampla garantia.
  • Facilmente lavável
    Tudo o que você precisa é de uma solução simples de limpeza feita de água e sabão comum.
  • Instalação DIY
    Tanto os ladrilhos de vinil quanto os rolos são muito simples de instalar.
  • Opções de cores divertidas
    Você pode adicionar um pouco de funk, personalizando seu piso de academia de vinil para formar padrões quadriculados ou outros designs criativos.

CONTRAS:

  • Vulnerável a danos
    Itens afiados e pesados ​​em sua academia podem facilmente causar rasgos e buracos no piso de vinil.
  • Menos absorção de choque
    Ao contrário do piso de borracha e espuma, o piso de vinil para academia não oferece absorção de choque com proteção das articulações durante exercícios de alto impacto.
  • Liberação de COV potencialmente prejudicial
    Os compostos orgânicos voláteis liberados pelo revestimento de vinil podem ser prejudiciais à saúde de certas maneiras.
  • Caro
    O revestimento de vinil costuma ser mais caro do que outros tipos de piso.
telha de pvc-1

2.6 Piso de madeira

O revestimento de madeira é uma escolha sólida e durável para muitos tipos de ambiente. Ele pode emitir uma vibração elegante em qualquer estúdio de fitness, resistindo a danos a si próprio através do desgaste.

Embora você possa pensar que a madeira é desconfortavelmente difícil para exercícios de piso e movimentos de alta intensidade, as opções de piso de madeira com respaldo em espuma estão disponíveis para esse fim. As propriedades de absorção de choque desse material de revestimento evitam efetivamente lesões, enquanto suportam uma ampla gama de exercícios.

PROS:

  • Durável e funcional
    De aeróbica a kickboxing e exercícios regulares de ginástica, o piso de madeira é confiável, estético e funcional em todos os tipos de ambientes.
  • Facilmente lavável
    Um aspirador de pó ou esfregão regular pode manter seu piso em ótimas condições.

CONTRAS:

  • Fraca resistência a arranhões / talas
    Um forte impacto repentino, como queda de pesos pesados, pode causar lascas na madeira. Bordas afiadas dos objetos podem causar arranhões.
  • Risco de derrapagem
    Umidade como suor faz com que o piso de madeira se torne escorregadio.
  • Amplificação de som
    A madeira maximiza o som, criando ruído no seu ginásio.
  • Alto custo
    Esteja pronto para pagar alguns dólares, já que a madeira é um dos materiais de revestimento mais caros do mercado.
telha de madeira

3. Propriedades físicas do revestimento do ginásio

3.1 Qual deve ser a espessura?

A espessura do piso da academia influencia diretamente o impacto das forças no seu subpiso. Pesos pesados, quando caídos, podem danificar o solo por baixo se o piso não for suficientemente espesso.

  • 1 / 4 Inch

O piso mais fino, com ¼ de polegada, funciona bem em zonas aeróbicas e em máquinas de exercício. Pode suportar forças leves de impacto, como halteres leves caindo e passos humanos, o que o torna adequado para corredores.

  • 3 / 8 Inch

Essa é a espessura do piso mais popular, sendo anteriormente o padrão da indústria. Pode suportar impacto de até 75 libras de peso.

  • 1 / 2 Inch

Para saltos HIIT ou raramente afeta cerca de 100 libras de peso, uma espessura de piso de 1/2 polegada pode ser uma boa escolha.

  • 3/4 a 1 polegada

Isso é incomum e normalmente não é necessário, exceto se cargas pesadas de cerca de 100 libras forem descartadas repetidamente por algum motivo.

3.2 As arestas se fundem bem?

É importante ter cuidado com as bordas e os cantos do piso e se eles se fundem bem com o chão ou o piso circundante. Isso diminuirá o risco de tropeçar e garantirá a segurança de seus membros. Considere adquirir ladrilhos extras se houver cantos e bordas livres que não atinjam a parede.

3.3 É à prova d'água?

É melhor que o piso da academia não absorva a umidade e seja à prova d'água. É necessário cuidado extra se a sua instalação incluir chuveiros, piscinas ou sauna, pois há maiores chances de danos causados ​​pela água.

O revestimento resistente à água também será mais fácil de limpar e manter, além de evitar o acúmulo de mofo e bolor.

Guia de compra de piso para ginásio do melhor proprietário de academia em 2022 5

3.4 Como escolher uma cor de piso

A escolha da cor do piso do ginásio exige um raciocínio inteligente. Claro que você precisa de algo que combine com a decoração geral do seu espaço. Ao mesmo tempo, você deve considerar as atividades que ocorrerão em diferentes zonas do piso e a quantidade de limpeza necessária. É melhor escolher tons neutros ou escuros que não deixem sujeira e manchas óbvias. Isso facilita a limpeza e a manutenção. 

Preste atenção também na qualidade do revestimento que você está comprando. A borracha de baixa qualidade, por exemplo, não é tingida adequadamente e começa a ficar descolorida logo após o uso.

Guia de compra de piso para ginásio do melhor proprietário de academia em 2022 6

3.5 Como permitir expansão e contração térmicas

Esse é um fator que muitas vezes as pessoas ignoram ou esquecem de considerar. Os materiais de revestimento sensíveis à temperatura respondem às condições ambientais, expandindo-se em clima quente e contraindo-se em frio. É melhor instalar juntas de expansão com esse revestimento. Os especialistas recomendam colocar o piso em sua posição designada por dois dias antes de repará-lo, permitindo a aclimatação.

4. Comprar dicas e armadilhas para evitar

  • Escolha um material adequado ao seu orçamento e possui a melhor combinação de propriedades de acordo com suas necessidades. A tabela de comparação acima pode ajudá-lo a decidir.
  • Priorize o revestimento à prova d'água. Se optar por pisos de borracha, verifique se não é poroso, o que facilita a limpeza e a manutenção. 
  • Fazer uso de subjacências embaixo do piso com menos absorção de choque, especialmente em zonas de peso livre e alto impacto.
  • Cuidado com materiais de baixa qualidade que pode liberar compostos tóxicos que podem ser perigos para a saúde e segurança.
  • Veja as opiniões dos clientes para saber mais sobre um material de uma marca específica. Veja as imagens dos projetos concluídos para visualizar como o piso que você está pensando irá cuidar da instalação.

5. Conclusão

Com o aumento do número de estúdios de fitness modernos, você entrou em um setor competitivo, no qual precisa prestar atenção a cada detalhe. O piso é um fator importante que pode influenciar os custos de manutenção, os requisitos de limpeza, a estética e, finalmente, o desempenho do seu centro. Com o conhecimento adequado sobre os materiais de revestimento da academia e suas propriedades, é provável que você tome a melhor decisão pelo seu espaço.

Você ainda tem perguntas não respondidas sobre a compra de pisos de academia? Pergunte na seção de comentários e entraremos em contato em breve.

Leitura relacionada: 10 melhores marcas de equipamentos de ginástica na China

Obtenha seu orçamento instantâneo

Artigos relacionados:

Deixe um comentário